Desportos de Natureza

Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2020/2021

Código: DESP2009
Sigla: DN
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias
Semestre/Trimestre: 2º Semestre
Cursos:
Sigla Anos Curriculares ECTS
DESP 4
Nº de semanas letivas: 15
Carga horária:
Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas
Responsável: Paulo Alexandre Correia Nunes
Corpo docente: Ricardo Miguel Oliveira Calado Pereira Chumbinho

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

A emergência de novos paradigmas resultantes da sociedade do lazer e consumo, justificam o surgimento da importância do exercício físico e do desporto. Em contacto direto com a natureza. Essas ações potenciam a fruição pelo meio natural, proporcionando vivências únicas em valor e simbolismo.

Neste sentido, os desportos praticados em meio natural ganham cada vez mais adeptos, sendo necessário habilitar os seus profissionais, com competências que permitam uma intervenção focada no essencial, evitando a todo o custo, que sejam cometidos erros que, em alguns casos, poderão ser fatais.

A aquisição de competências teórico-práticas nestas áreas de intervenção, permitirão aos profissionais de desporto, prestem um serviço competente e responsável, em cenários naturais, permitindo que os praticantes/ consumidores, adquiram experiências únicas, genuínas e seguras, usufruam da natureza, em competição ou lazer, em grupos ou de forma individual, movidos por motivações diversificadas.

A presente unidade curricular está orientada para a aquisição e aplicação de conhecimentos, assim como para a compreensão da importância do desporto de natureza, enquanto área de intervenção profissional, permitindo planificar, organizar e desenvolver (multi) atividades de cariz desportivo, em contacto direto com a natureza.

Assim, pretende-se atingir os seguintes objetivos:

a) Proporcionar formação que permita contribuir para que o técnico superior de desporto tenha uma habilitação adequada para a intervenção técnico-pedagógica no âmbito do desporto, como agente de desenvolvimento social, económico e cultural, no quadro das profissões das ciências do desporto.

b) Capacitar os estudantes com competências de análise e interpretação de informação relativa ao contexto em que se insere o desporto de natureza, numa lógica de criar consciências ecologicamente evoluídas no sentido da preservação da natureza.

c) Criar condições que permitam a aquisição e aplicação de conhecimentos, através de ensaios pedagógicos: planificar, organizar e desenvolver atividades no
âmbito do desporto de natureza.

d) Habilitar os estudantes com competências teórico-práticas que permitam intervir profissionalmente em áreas conexas ao desporto, tais como o turismo, por via da animação turística.

Conteúdos programáticos

Bloco I: Desportos de Natureza
Enquadramento
Objetivos e enquadramento da UC no contexto do curso.
O Desporto de Natureza – Conceito, valorização social, motivações individuais

Bloco II – Orientação
Orientação como modalidade desportiva. Conceito, caracterização e elementos fundamentais.
O percurso. Importância e procedimentos.
Técnicas de navegação e utilização do mapa.
Modelos de organização de atividades.

Bloco III – Escalada
Apresentação e utilização dos materiais.
Rapel - encordoamento, utilização do 8 e técnica. Rapel em planos inclinados. Analogia com manobra de segurança.
Segurança à Escalada em top rope.

Software

PurplePen


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Pretende-se que o estudante manifeste, no tratamento dos temas que cruzam o desporto, o usufruto da natureza e o lazer, objetividade e uma atitude de estudo metódica e sistemática, facilitadora à aquisição e aplicação de conhecimentos.

Os conteúdos programáticos abordados nesta UC permitem aos estudantes conhecer as diferentes abordagens específicas aos Desportos de Natureza conforme objetivos assumidos, tendo como referência a prática, os gestos técnicos associados e os modelos de organização adotados, permitindo-lhes construir uma compreensão dos conceitos e da aplicação em diferentes ambientes e com uma população diferenciada.




Metodologias de ensino

Dar-se-á especial importância às metodologias interativas, o ensino pela descoberta, envolvendo os estudantes no processo de ensino-aprendizagem, centrado numa abordagem dos conceitos teóricos referenciados pela investigação científica e sua aplicação a situações práticas. A abordagem de conteúdos programáticos assenta em duas vertentes: uma destinada à aquisição de conceitos e conhecimentos e outra parte destinada ao treino e aplicação prática dos conhecimentos adquiridos..

Para a aquisição de conhecimentos, os métodos de trabalho são diversificados e em função dos objetivos de cada sessão. Os mais frequentes são as sessões expositivas, as sessões de natureza teórico-prática e o trabalho autónomo orientado.

A aplicação prática concretiza-se na realização e apresentação de tarefas e trabalhos, individuais ou de pequenos grupos, realização de um projeto de aplicação de grupo e participação em atividades desportivas.



Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

A articulação entre o trabalho desenvolvido em sala de aula, de natureza expositiva ou afim, e as tarefas que são realizadas, de tipologia prática, bem como os trabalhos realizados, apresentados e discutidos em grupo, permite aos estudantes compreender os modos de agir, em termos técnicos, didáticos e pedagógicos, em diferentes contextos associados aos Desportos de Natureza no âmbito dos conteúdos da UC.

Metodologia e provas de avaliação

Avaliação contínua
- Participação - 10%.
- Trabalhos realizados e avaliação prática- 55%.
- Teste escrito - 35%.

Exame final: os estudantes que não obtiverem uma classificação final superior ou igual a 9.5 no regime de avaliação contínua, serão remetidos para exame final.

Regime de assiduidade

A definir em função do regime de ensino/aprendizagem a adotar pelo IPS, sendo que no regime de EaD a assiduidade não é um critério de avaliação do estudante nem uma condicionante para a sua frequência no regime de avaliação contínua.

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  0
  Total: 0

Bibliografia

Bibliografia

Aires, A. et al. (2011). Orientação – Desporto com Pés e Cabeça. 2ª Ed. Mafra: Federação Portuguesa de Orientação.

Campos, D. (2011). Caracterização do Desporto de Natureza no Parque Natural da Arrábida: Riscos e Potencialidades. Dissertação de mestrado publicada no RCAAP: http://hdl.handle.net/10362/6579. Lisboa: FCT/UNL.

Chumbinho, R. (2016), Desporto Com Sentido – Orientação. APCAS.

Ferreira, R. - TrailOrienteering – Um Desporto para Todos [on-line], 2002. [Consul. 13out2015]. Disponível em http://www.fpo.pt/manuais/TrailO%20um%20Desporto%20para%20Todos.pdf

FPO (Federação Portuguesa De Orientação), Regulamento de Competições 2020 [on-line].

IOF (International Orienteering Federation) - Competition Rules For International Orienteering Federation (IOF) Trail Orienteering Events [on-line]

IOF (International Orienteering Federation) - Technical Guidelines for Elite Trail Orienteering [on-line]

Página gerada em: 2024-05-03 às 11:38:25